by_DANILO FERRARA-44.jpg

Workshop

Jogos ON-LINE de Palhaçaria FeministaS

Com Circo di SóLadies
Kelly Lima, Tatá Oliveira e Verônica Mello

Faixa etária: a partir de 16 anos

Quantidade de Participantes: 20 pessoas

Público Alvo: Todas as pessoas interessadas em experienciar o jogo de palhaçaria feminista on- line. Com ou sem experiência.

Num mundo que sempre nos cobra o acerto, a precisão e a constância, o estudo da palhaçaria te convida a respirar com menos pressão e adentrar no imenso e criativo universo do erro, do ridículo e da fragilidade humana. O isolamento social, necessário neste momento, não poderia ser um impeditivo para o acontecimento dessa relação de troca.

Neste Workshop online e interativo, vamos estar juntes e trocando experiências em um espaço pouco explorado: através de uma tela. Ao adentrar nesse espaço tecnológico, aqueceremos nossa relação a partir do encontro explorando as possíveis conexões entre vídeos e desejos. Faremos da videoconferência nossa sala íntima e nosso palco, abrindo espaço para o diálogo entre os jogos de palhaçaria, estudos feministas e explorando as relações dentro desse ambiente virtual. Juntes vamos descobrir que as nossas fraquezas e inseguranças, são pérolas preciosas para a cura pessoal e a transformação.

PALHAÇO TOMATE DIVULGAÇÃO.JPG

palhaço latinoamericano

Com Palhaço Tomate (Buenos Aires)

Sem limite de vagas
apenas maiores de 16 anos

Se estudiara a composicao do acto , a construcao do personagem e tecnicas disparadoras do riso

23a) Vanessa Rosa 2 - Oficina Palhaça -

"laroyê mojúbà: o riso pede passagem"

Orientaçãoo: Vanessa Rosa/Terreiros do Riso

Quantidade de Participantes: 17 Faixa Etária: a partir dos 16 anos.


Quais são as raízes da comicidade no Brasil? A oficina “Laroyê Mojubá: O Riso Pede Passagem!” nasce como resistência estética criativa em busca de uma comicidade ancestral, acionando a memória e a força do imaginário cultural afro diaspórico, em dialogo com a luta antirracista negra, o aprendizado e fortalecimento de saberes tradicionais afro-orientados, sendo o riso e a alegria saberes de luta, resistência, denúncia e celebração.

capa02 - Nube.jpg

História do circo e comicidade por uma perspectiva trans

Com Cia. Fundo Mundo

Quantidade de participantes : 10
Faixa etaria: qualquer pessoa acima de 14 anos

A oficina que busca promover um debate sobre a história e dramaturgia do circo e da comicidade a partir de uma perspectiva crítica, questionando a subalternização de corpos marginalizados e as opressões estruturais que os atravessam.

Mar-sem-beira-DanielLavenere-funarte-135

LAB BAMBU - JOGO DAS FORMAS EM CENA Online

Com Poema Mühlenberg

Quantidade de participantes: 20 pessoas

Faixa etária: a partir de 16 anos
Não são necessários pré-requisitos.

A oficina oferece a experiência de criar formas de baixa complexidade e explorar possibilidades de interação do corpo com estas formas. O participante aprenderá a criar uma forma em maquete e depois construir esta forma em tamanho real, utilizando técnicas básicas. Serão feitos aquecimentos e compartilhadas metodologias de criação de material coreográfico com a forma desenvolvida. Os participantes serão estimulados a transpor suas técnicas corporais e conhecimentos do jogo cênico para as formas. O LAB Bambu oferece uma experiência resumida do processo criativo desenvolvido pela Cia Nós No Bambu em seus 18 anos de pesquisas continuadas.

Materiais Necessários

  • -  4 palitos de churrasco ou 4 lápis do mesmo tamanho ou 4 gravetos retilíneos

  • -  fita crepe estreita ou fita durex estreita ou fita isolante estreita

  • -  4 pedaços de bambu de aproximadamente 1,5m de comprimento ou 4 galhos de árvore

    (aprox. 1,5m) ou 4 cabos de vassoura

  • -  barbante ou tira de câmara de pneu

  • -  tesoura